Por SELES NAFES
O novo prefet (cargo equivalente ao de governador) da Guiana Francesa, Marc Del Grande, concordou em ampliar a quantidade de vistos para amapaenses interessados em visitar ou trabalhar no território ultramarino da França. O pedido foi feito pelo governador Waldez Góes (PDT), nesta terça-feira (26), em Caiena.
Waldez chegou hoje à capital da Guiana para participar do Bio-Teux, uma conferência internacional que discute meio ambiente.
O governador aproveitou a agenda para conhecer o novo gestor da Guiana, que tomou posse em agosto, e principalmente discutir a possibilidade de negócios entre empresas amapaenses e da Guiana aproveitando a abertura da Ponte Binacional.
O govenador solicitou a ampliação do horário de funcionamento da ponte para o período entre às 8h e às 20h. Atualmente, a ponte é fechada às 18h.
Outro pedido foi a possibilidade de permitir que o Consulado da França em Macapá passe a emitir a Carta Transfronteiriça, documento que permite a travessia a partir de Oiapoque com trânsito nas primeiras cidades além da fronteira, como Saint-Georges e Reginá.
O prefet Marc Del Grande disse que precisa de um prazo para que estudos de impacto econômico sejam feitos para atender todas as mudanças solicitadas, já que algumas envolvem a contratação de mais pessoal.
Ele prometeu responder a todos os pedidos ainda no primeiro semestre do ano que vem.