Da REDAÇÃO
Durante a apresentação da nova documentação atualizada sobre o perfil assistencial do Hospital Universitário do Amapá, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) deu uma estimativa de quando o hospital estará apto para funcionamento. Segundo Oswaldo de Jesus, a previsão é de que até maio de 2021 toda a estrutura do HU esteja operando.
Após a entrega da obra, prevista para 2020, o espaço passar por novas etapas como implementação, realização de concurso público e compra de equipamentos.
Também foi enfatizado durante a reunião a necessidade que a reitoria da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) deverá, o quanto antes, fazer a designação do Superintendente do Hospital Universitário.
Jesus deu a declaração em audiência na quinta-feira (7), com o senador Randolfe Rodrigues (REDE), que estava acompanhado dos deputados federais Aline Gurgel (PRB), Luiz Carlos (PSDB), professora Marcivânia (PCdoB) e o reitor da Unifap, Júlio César
De acordo com o documento, o HU será um Hospital Geral de pequeno porte ( menor que 200 leitos, tipologia Ebserh), com atendimento pediátrico clínico, traumato-ortopédico, clínico e cirúrgico adulto. Contará ainda com uma estrutura de 194 leitos hospitalares, atendimento ambulatorial, unidade admissional referenciada para o atendimento adulto (clínico, cirúrgico e trauma) e referência para o atendimento pediátrico regulado pelo gestor local.
A nova etapa do projeto acontece após uma crise em outubro, quando a empresa anunciou o corte de boa parte das especialidades médicas e redução de atendimentos.
“O general Oswaldo é merecedor de todas as homenagens, ele sempre nos recebeu bem e tivemos um diálogo franco sobre as necessidades do HU”, comemorou o senador Randolfe.