Com novos respiradores, Estado ampliará em 150% atendimentos em UTI’s

Secretário de Saúde avalia que equipamentos e salas vermelhas em Oiapoque e Laranjal do Jari deverão desafogar UTI's em Macapá e Santana
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

As unidades de alta complexidade da rede estadual de saúde estão sendo equipadas com novos respiradores mecânicos que irão potencializar o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sobretudo em Macapá e Santana. Os aparelhos foram adquiridos por R$ 2,2 milhões.

Os aparelhos estão entre os equipamentos mais utilizados em pacientes que se encontram em estágio crítico em UTIs, com incapacidade de ventilação e oxigenação do próprio organismo.

Segundo Alex Coimbra, superintendente de saúde, são 45 leitos de UTI habilitados, tanto neonatal, pediátrico e adulto, com respiradores, monitores e desfibriladores que vieram para renovar e dar uma qualidade na assistência técnica e médica para a saúde.

Respiradores são fundamentais para funcionamento da UTI’s. Fotos; Rodrigo Índio/SN

Com os novos equipamentos, segundo o Estado, a ampliação da rede em torno de cada hospital, é de acima de 150% do que se atende.

“Aqueles pacientes que necessitam de alta complexidade vão ser atendidos através disso. Então, nós não teríamos condições de realizar no estado, mas hoje vamos atender com mais segurança”, comentou Coimbra.

Os materiais também foram distribuídos nos interiores e todos terão capacidade de atender emergências. Além disso, profissionais da saúde que atuam nessas regiões devem ser treinados até o final do mês de dezembro para proceder de forma correta.

Treinamento

Nesta quarta-feira (13), profissionais do maior centro cirúrgico do estado, o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá, começaram a passar por um treinamento de manuseio do aparelho.
Os equipamentos são para pacientes com tratamentos específicos e em observação que precisam respirar com a ajuda dos aparelhos para que sua saúde seja restabelecida, como pacientes infartados, com AVC, pós-operatório de cirurgias ortopédicas e neurológicas, dentre outros. São cerca 120 equipamentos imediatos para a capital e mais 40 para os interiores.

Desafogar Macapá e Santana

De acordo com secretário de saúde, João Bittencourt, também serão entregues nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque, salas vermelhas e semi-intesivas. A ideia é desafogar as demandas que vêm para Macapá e Santana.

“Com certeza a gente vai diminuir essa aflição de quem às vezes vem buscar tratamento e precisa de uma UTI e a gente tem dificuldade com esse serviço porque ou o ventilador tá com problema ou não tem leito. A gente espera que a partir de agora a população tenha paz ao buscar o serviço e mais vidas sejam salvas”, esperançou-se.

João Bittencourt (secretário de Saúde do Estado): municípios também receberão aparelhos

O secretário detalhou ainda que em todas as unidades hospitalares do estado, existia deficiência desse atendimento de UTI. Ele garantiu que os municípios que receberam os equipamentos não terão mais esse problema por um período.

“Esses municípios estão tranquilos com relação a esses equipamentos. Não vai ter mais a necessidade por algum tempo da gente correr atrás disso, porque são equipamentos caros que podem durar anos com a devida manutenção”, ponderou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!