Por RODRIGO ÍNDIO
Uma decisão da Diocese de Macapá pegou de surpresa praticantes de esportes, empreendedores e famílias macapaenses, frequentadores da Praça Nossa Senhora de Fátima, situada no bairro Santa Rita, na região central de Macapá.
O espaço ao lado da tradicional Igreja Nossa Senhora de Fátima, que atualmente é uma praça, será destruído e dará lugar ao Complexo Religioso Santuário de Fátima.
A área já está sendo cercada com madeira para a colocação dos tapumes. Na secretaria da igreja, os administradores informaram que vão organizar uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto nos próximos dias. Uma campanha foi criada para pedir a contribuição financeira da população para a construção.
A professora Maria José Florença, de 62 anos, que sempre leva o neto para passear e brincar no local, ficou curiosa ao ver os tapumes. Imaginou que se tratava de uma reforma da praça. Mas, ao saber que o espaço não será mais um logradouro público, discordou.
“Achei um absurdo. As crianças vão brincar aonde? Ir para outro bairro distante atrás de lazer? Moro aqui há quase 40 anos e trouxe meus filhos, meu neto pra brincar sempre. Discordo totalmente dessa ideia”, questionou a professora.
Já o estudante Caio Hudson, de 16 anos, mora no bairro e três vezes por semana prática exercício físico na academia da praça. Ele também não gostou da notícia.
“Vai prejudicar até os ambulantes que trabalham há anos aqui. A igreja já tem um grande espaço aqui, acho que não há necessidade de ampliar”, opinou o estudante.
No local, nos finais da tarde e durante a noite funcionam lanchonetes e brinquedos infláveis. Tudo será retirado do espaço, assim como brinquedos feitos pela prefeitura, academia e árvores no espaço.
Procurada, a prefeitura de Macapá informou que a obra é da Mitra Diocesana, e que essa pertence a Diocese de Macapá.