Por OLHO DE BOTO
Uma operação da Polícia Civil do Amapá, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20), terminou com um ponto de venda de drogas desativado e um casal preso por tráfico de drogas.
A ação policial ocorreu na avenida Professor Tostes, no bairro Jesus de Nazaré, na região central de Macapá. A área é conhecida como “Piçarreira”, que fica nos arredores do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, e é considerada de risco pela polícia em razão do histórico de tráfico de drogas e outros crimes.
Lá, os agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) encontraram quase 1 kg de drogas do tipo skank e crack – derivados da maconha e da cocaína. A polícia não divulgou os nomes do casal.
A ação estava respaldada por uma ordem judicial de busca e apreensão, cujo cumprimento foi comandado pelo delegado Sidney Leite, titular DTE.
Segundo ele, além de ser reincidente na prática de tráfico de drogas, o casal preso seria uma das lideranças de uma facção criminosa na capital.
“Já estávamos os investigando há algum tempo. Eles são muito conhecidos no meio policial e tráfico de drogas. No âmbito feminino ela tem uma função elevada dentro da facção, ela comanda outras integrantes da organização criminosas.
Treinamento
A operação da DTE contou com 70 alunos do Curso de Formação Policial Profissional, aprovados em concurso público e que em breve passarão a atuar como agentes de polícia. Eles fazem o curso na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento do Estado (Aifa).
“Esses alunos já participaram de campanas policiais, acompanham algumas investigações na prática, receberam instruções na Academia sobre isso, e hoje todo esse aprendizado, essa teoria, eles colocaram em prática junto com a nossa equipe da DTE. Um dia de treinamento de sucesso. Quando estiverem na ativa, com certeza teremos mais prisões e apreensões”, argumentou o delegado Leite.