Por RODRIGO ÍNDIO
Uma nova etapa das obras de duplicação da Rodovia Duca Serra, com o aterramento da área da cabeceira da ponte da Lagoa dos Índios teve início nesta sexta-feira (6). Após a conclusão dessa fase, será iniciada a montagem da nova ponte que visa melhorar o tráfego no trecho.
Segundo o secretário de Transportes, Benedito Conceição, o governo do Amapá obteve na última quinta-feira (5), a concessão da área de aproximadamente 1.450 metros quadrados do Exército Brasileiro. O prazo de três meses é para dar andamento nas obras.
“O termo de permissão é de três meses, depois será renovado por mais três meses, mas o governo está trabalhando justamente nessas contrapartidas para liberar definitivamente a área ao Estado”, explicou os secretário.
O trecho que liga o centro à zona oeste de Macapá é bastante movimentado e será interditado em alguns dias. Benedito Conceição disse como ficará o trânsito no local com a derrubada da ponte.
“Concluindo essa parte de terraplenagem vamos fazer um planejamento para lançar as vigas que têm 16,5 metros de comprimento e 22 toneladas, então a gente vai usar equipamentos pesados, como guindastes, e vamos ter que interditar a rodovia nesse trecho. Mas faremos um planejamento e informaremos a população antecipadamente”, assegurou.
O secretário informou ainda que essa nova etapa deve ser entregue até 15 de janeiro.
“A construção deste lado da ponte [esquerdo sentindo Macapá/Santana] queremos entregar até dia 15, pronto e liberado para tráfego. É a nova ponte, depois trabalharemos no outro lado”, estimou.
A nova estrutura está sendo feita em concreto armado e protendido (revestido com cabo de aço), e terá 50 metros de comprimento e 26 metros de extensão.
Conforme o projeto, após a conclusão da primeira etapa da ponte, o bueiro que existe, atualmente, será demolido, permitindo a passagem do ecossistema de um lado ao outro da lagoa.