Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Uma clínica de ginecologia e obstetrícia em Macapá começou a aplicar um novo método de contracepção. Trata-se do “Implanom”, um pequeno dispositivo inserido sob a pele do braço da mulher, e que pode ser encontrado na Promed, na Avenida FAB, Centro.
Com eficácia superior a 99%, o novo método tem várias vantagens sobre os demais já disponíveis. Um deles é o tempo de duração, pois o Implanom pode durar até 3 anos e não necessita de revisões.
O método consiste na aplicação de um bastonete de 4 cm de comprimento por 2 mm de largura, muito fino. A diferença para o Dispositivo Intrauterino (DIU), com quem guarda certa semelhança, é que por ser aplicado abaixo da pele do braço, o procedimento é menos invasivo, pois o DIU é aplicado no útero.
A aplicação dura, no máximo, 10 minutos, após uma anestesia local.
“Ele fica liberando, por dia, uma quantidade hormonal, uma baixa dosagem. Não tem ganho de peso, totalmente aprovado pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e, por exemplo, em relação à pílula tem a vantagem de não ter que lembrar de tomar todo dia, além da carga hormonal menor, assim como as injeções também”, declarou o ginecologista e obstetra, Carlos Costa Lima Filho.
Assim que a mulher desejar engravidar, basta ela fazer o procedimento de retirada que a ovulação volta ao normal e ela poderá engravidar normalmente.
Contraindicações
Para a aplicação, as mulheres não podem estar grávidas. Por isso há testes antes da aplicação. Outro ponto são as mulheres com o ciclo menstrual exageradamente irregular ou com hemorragias. Nestes casos, indica-se que primeiro se equalize essa questão para depois utilizar o método.
Outra contraindicação é se a mulher tiver tumores hepáticos.
Clínica Promed fica no Centro de Macapá
Mais informações Clínica Promed: 32231477 e 99186 4319.