Por RODRIGO INDINHO
Não há como ler as cartinhas endereçadas ao Papai Noel da Escola Municipal Maestro Miguel e não se emocionar ou querer adotar uma. Entre as mais de 1,2 mil disponíveis, há pedidos de brinquedos e celulares, mas há aquelas em que as crianças são tão carentes que pedem presentes singelos como roupas, sapatos, alimentos e materiais escolares.
Duas arvores de natal feitas com cerca de 3 mil garrafas pet, retiradas das baixadas pelos alunos e professores, já estão repletas de pedidos. As cartinhas são de alunos do fundamental 1, do 1° ao 5° ano que fazem parte do projeto “Natal Solidário”, que acontece no mês de dezembro. A culminância será no dia 22.
Segundo a coordenadora pedagógica, Anne Carolina, o projeto surgiu quando os profissionais da instituição de ensino viram a necessidade dessas crianças celebrarem o Natal, pois muitas delas não têm isso no ambiente familiar.
“Os pedidos são os mais singelos, mas que para eles significam muito. São materiais, calçados, brinquedos, roupas e até comida. Que tal ajudar? Sei que é uma época difícil para a economia mas venham aqui conhecer as histórias e acolha, são coisas bem simples, eu já adotei dez e vou acolher mais”, comentou a coordenadora.
Veja alguns pedidos colocados nas arvores:
Para participar
Para apadrinhar uma cartinha as pessoas podem procurar a escola, que fica na Avenida Pedro Américo com Rua Quintino Justo de Almeida, 120, bairro Perpétuo Socorro. Basta se identificar na portaria, escolher sua cartinha e anotar seu nome e telefone na lista. As entregas dos presentes devem ser feitas até o dia 6 de dezembro.