Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
As escolas de samba do grupo especial e do grupo de acesso do Amapá que se credenciaram no edital lançado pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), receberam no final da tarde desta segunda-feira (23) a primeira parcela da subvenção a que terão direito.
Os cheques entregues representam um terço do valor que cada uma das escolas irá receber. As escolas do grupo especial receberam pouco mais de R$ 56,6 mil e as do grupo de acesso R$ 40 mil aproximadamente.
Outros 33% do valor total serão repassados até o dia 10 janeiro. A ideia é que as escolas possam ter mais tempo para se organizarem e começarem a realizar suas compras, com tempo hábil de poder negociar preços e a preparação de cada uma, até os dias 21 e 22 de fevereiro, dias do desfile.
Competição
A presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), Lizete Jardim ressaltou a importância do esforço e do resgate do desfile, que não ocorre há quatro anos.
“O carnaval do Amapá tem muita tradição e essa ajuda será fundamental. Será um ano atípico, com desfiles menores porque estamos retomando agora. Mas haverá a disputa como em outros anos, os jurados irão dar as notas e assim se definirão os primeiros, segundos e terceiros lugares. Os primeiros colocados de cada grupo receberão premiação da Liga”, esclareceu Jardim.
Preparação das agremiações
O presidente da escola Piratas da Batucada, maior campeão do carnaval amapaense da era sambódromo, falou da expectativa com esse retorno.
“Fomos campeões em 2015 com uma brincadeira no meio do mundo onde o Piratão fez uma brincadeira com contos de fadas e agora vamos de ‘Viagem à Terra do Nunca’, que seria o do carnaval de 2016, do nosso carnavalesco Louzada, que ainda assinará esse nosso carnaval. Nossa escola tem tradição e vem forte, esse resgate e esforço que estão sendo feitos, são fundamentais”, declarou Marcelo Zona Sul, presidente do Piratão.
Local do desfile
A diretora em exercício da Fundação Municipal de Cultura de Macapá (Fumcult), Rita Seabra, explicou sobre o local da realização do desfile, que será na Rua Victa Mota Dias, em frente ao estádio Zerão, na zona sul de Macapá.
“Vamos fazer lá primeiro pela valorização do meio do mundo, o local é ao lado do sambódromo. Depois, os barracões da Cidade do Samba que serão utilizados pelas escolas, são ali do lado”, explicou Rita Seabra.
Estação Lunar do Samba
As 10 escolas irão se apresentar, com membros de suas baterias, casais de mestre sala e porta bandeiras neste próximo sábado (28) no Estação Lunar do Samba, à partir de 19h, no Balneário da Fazendinha.