Por RODRIGO ÍNDIO
A Polícia Militar conseguiu prender membros de um grupo criminoso que invadiu uma residência para roubar e aterrorizou uma família na madrugada desta quinta-feira (5), na zona sul de Macapá. Três suspeitos foram presos no início da manhã. Quase todos os materiais roubados foram recuperados.
Os momentos de terror começaram por volta de 2h, quando quatro bandidos entraram na casa localizada em um ramal na Rodovia JK, próximo a um shopping da zona sul. Armados com uma espingarda de cano longo, calibre 12, e uma pistola, eles renderam mãe e filho que estavam na casa.
Celulares e notebooks, tv’s, joias, dinheiro, quadros avaliados em cerca de R$ 2 mil, louças de prata, taças, roupas, calçados e diversos outros materiais foram levados.
Os criminosos roubaram o carro da família e levaram parte do material para uma casa no bairro Universidade, também na zona sul. O pneu do veículo chegou a furar. Depois, os bandidos retornaram ao ramal na JK e pegaram mais materiais, que foram levados para outra casa, desta vez no bairro Jardim Marco Zero.
Eles retornaram novamente para a casa do roubo. Durante toda a ação, as vítimas ficaram amarradas em um dos cômodos do imóvel. No carro roubado, os bandidos seguiram com destino ao conjunto Macapaba, na zona norte da capital, deixando as vítimas amarradas.
A família conseguiu se soltar e avisou a polícia. As vítimas disseram que desconfiam de ex-empregada da casa, que poderia ter passado informações para facilitar a entrada dos bandidos.
Prisão
Os criminosos foram avistados por volta de 7h da manhã, na zona norte de Macapá. Foi quando foi feito o acampamento do carro HRV e uma barreira foi montada, em frente ao 2º Batalhão, na BR-210, zona norte de Macapá.
“Próximo do Conjunto Macapaba, o veículo da família foi avistado e a equipe fez o acompanhamento tático. Quando avistaram a barreira no 2º Batalhão, fizeram uma curva brusca, próximo à Rodovia Norte/Sul, e acabaram batendo o veículo. Os três suspeitos que estavam dentro do carro foram logo abordados pela equipe que fazia o acompanhamento tático. Os criminosos estavam com uma arma longa, calibre 12, mas não tiveram chance de usar”, relatou o major Nascimento, comandante em exercício do 1° BPM.
A ex-empregada foi presa, por facilitação, e um outro homem por receptação. Todos os materiais da família foram recuperados.
A pistola usada no roubo ainda não foi recuperada. Os presos e materiais apreendidos foram apresentados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval.
No início da tarde, a PM divulgou os nomes dos presos: Welen Bentes dos Santos, 25 anos; Ronaldo Costa de Carvalho, 19 anos; Walter Moreira Castro, 30 anos; Amailson Cardoso Viana,18 anos; e Sidiane da Silva Cavalcante, 31 anos.