Por RODRIGO ÍNDIO
Um ponto de ônibus em Macapá ganhou revitalização pensada em abrigar não somente usuários do transporte coletivo, mas também em amenizar a fome de cães de rua. A iniciativa é simples. A parada além de ganhar pintura, decoração com plantas, espaço para leitura, com livros e revistas doados, agora conta também com casinha, ração e água para animais abandonados.
O novo espaço que fica no cruzamento da Rua Santos Dumont com a Avenida Feliciano Coelho, ao lado do Cemitério São José, antes era uma lixeira viciada e estava poluída por propagandas em cartazes de papel. O ambiente foi transformado através do projeto “Agora é Jardim”, da prefeitura de Macapá.
O estudante Italorran Caldas, de 21 anos, desceu do ônibus e ficou surpreso com o novo ambiente. Como ama animais e mora próximo da parada, ele disse que passará a levar seus dois cães para frequentar o local.
“Que massa, gostei bastante. Eu particularmente gosto bastante de cachorro e é difícil a gente ver esse tipo de coisa para eles e aqui todos seremos beneficiados, fiquei surpreso mesmo. Agora aqui será o point do meu pitbull e de minha outra cadelinha”, garantiu.
Já Cássio Nascimento, de 24 anos, que utiliza todos os dias o transporte coletivo, falou que é preciso que a própria população tenha zelo pelo local.
“Muito se cobra e eu particularmente achei que ficou muito bacana a iniciativa. Como houve esse cuidado as pessoas precisam não depredar e sim fiscalizar. Espero que levem para outros bairros inclusive para o Congós onde eu moro”, sugeriu.
A ideia de fazer esse serviço voltado para os animais surgiu quando os funcionários começaram a trabalhar e observar que cinco cães dormiam no local no fim do dia, demonstrando que o ponto estava demarcado. Daí houve a decisão de colocar a casinha com comida, água e ração.
A ação teve o apoio de uma empresa privada que fez a doação de alimentos para os cães. O Município fará a manutenção do espaço até seguir para outro ponto da cidade e contará com o apoio da população para cuidar do espaço.