Por RODRIGO ÍNDIO
O amapaense costuma aguardar ansioso pelas programações de réveillon no Amapá. Na capital Macapá, o principal ponto de encontro para receber o novo ano é a orla da cidade. Mas, em 2019, a população vive mais uma vez a incerteza da festa da virada.
Caso seja igual aos anos anteriores, não haverá nem queima de fogos. Faltando pouco tempo para a tradicional festa de Ano Novo, que acontece na virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, o Portal SelesNafes.com procurou o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá para saber se haverá alguma programação especial.
GEA
Tentamos contato com o secretário de cultura, Evandro Milhomem, que não atendeu os telefonemas e nem respondeu as mensagens. Já a assessoria de comunicação do Governo do Amapá, informou que ainda não há nada definido ou decidido sobre o réveillon, mas que a Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap) já deu entrada com projeto que está em análise.
PMM
Já a pasta municipal informou que haverá uma edição especial do Estação Lunar na praia de Fazendinha para celebrar o Ano Novo. A pasta detalhou ainda que faz os últimos ajustes antes de divulgar a programação oficial.
Mesmo sem a falta de patrocínio por parte do Estado, a festa da virada de ano foi organizada pela Amcap nos últimos anos e aconteceu com atrações regionais em palco montado ao lado dos quiosques da Beira-Rio, em frente ao Trapiche Eliezer Levy.
Em 2017, a queima de fogos não aconteceu. No Réveillon de 2018, houve um espetáculo com 10 minutos de duração com os fogos de artifício. Para receber 2019 também não houve a tradicional queima.