Por SELES NAFES
A cena foi filmada por um morador. Ítalo dos Reis Martins, de 18 anos, está calmo, sentado. Ele bebe um refrigerante e segura em uma das mãos a carteira de identidade, enquanto aguarda a chegada da Polícia Militar para se entregar depois de matar um ex-detento.
O homicídio ocorreu no bairro de Prainha, no município de Vitória do Jari, no Sul do Amapá, no fim da tarde desta sexta-feira (24). Por enquanto, a Polícia Civil tem poucas informações a respeito do crime, que deve começar a ser apurado na próxima segunda-feira (27), após abertura de inquérito.
O Portal SelesNafes.Com apurou com policiais que atenderam a ocorrência que a vítima, Alan Ferreira Tenório, de 31 anos, saiu de casa, numa área de pontes, por volta das 17h.
Ele teria emprestado R$ 50 de um parente e disse que levaria o dinheiro para quitar uma dívida. Minutos depois, a família foi avisada que Alan tinha sido esfaqueado. Ele morreu no local com um único golpe.
Momentos depois, a Polícia Militar recebeu uma ligação de Ítalo Martins, vizinho da vítima, assumindo a autoria do crime. Ele queria se entregar.
O vídeo mostra a chegada dos PMs na mercearia onde o jovem aguardava sentado. Os policiais chegam, ele se levanta e informa que chamou a polícia. Em seguida, entrega a identidade e é revistado antes de ser levado para a delegacia de polícia.
O jovem não informou a motivação do crime. O padrasto da vítima disse aos policiais que Alan Ferreira chegou a ter passagem pelo Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), mas que já tinha pagado a pena e não estava envolvido em novos crimes. O Portal SN não conseguiu apurar por qual crime ele foi condenado.
Ítalo aguarda o agendamento da audiência de custódia, que decidirá se ele responderá ao homicídio em liberdade ou preso.