Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
O Hospital de Emergências de Macapá (HE), localizado na área central da capital, ganhou um novo espaço: uma sala de estabilização, inaugurada na tarde desta sexta-feira (24).
A sala contem três leitos e tem o suporte de equipamentos novos ou usados com alta performance. Respiradores, desfibriladores, ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros são parte do novo material que os leitos terão acesso.
A ideia é que a sala de estabilização funcione como um espaço intermediário, um local onde o paciente em um estado mais grave de saúde poderá aguardar até sua movimentação para o espaço mais adequado.
“A sala de estabilização é preconizada pela portaria 48 de 2002 do Ministério da Saúde, que regulamenta rede de urgência e emergência. Toda unidade tem que ter uma sala de classificação de risco, onde será feita a definição de prioridade dos pacientes para fazer o direcionamento para as outras salas”, contou Diego Silva Conrado, diretor do HE.
Ao ser questionado sobre se o número de leitos não seria pequeno em relação às demandas do HE, o gestor negou e deu a explicação.
“Não é pouco. Veja, é uma sala de estabilização, temporária. Por exemplo: um paciente chegou com edema agudo de pulmão, ele vai vir aqui para essa sala, será feito o primeiro atendimento nele, ele será estabilizado e depois irá para outra sala, a sala amarela, que é uma sala de retaguarda”, explicou o diretor.
Agradecimento aos funcionários
Presente na pequena solenidade simbólica de entrega do espaço, o secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt, agradeceu aos funcionários pelo empenho, dedicação e, sem negar os problemas pelos quais o HE passa, comemorou o que chamou de vitória.
“Essa iniciativa da secretaria, capitaneada pela direção do HE, para nós é uma felicidade grande porque vamos disponibilizar para a população uma sala de estabilização com todas as condições de um grande hospital. Apesar de estarmos em uma unidade de saúde que precisa de muitas melhorias, cada conquista que se tem em um hospital de mais de 50 anos, para nós é uma vitória muito grande”, finalizou o secretário.