Por SELES NAFES
Começou a operar ontem (20), no trecho Santana/Belém, a maior balsa já construída no Brasil, segundo certificação da Capitania dos Portos. Com 115 metros de comprimento e 30 metros de largura, a embarcação é capaz de transportar até 90 carretas de uma só vez.
A “Canoa do Bibi-18” foi construída num estaleiro no Estado do Amazonas, de onde também saíram outras embarcações desse segmento que são operadas pela empresa amapaense especializada em transporte fluvial. No Amapá, não há estaleiros com esse porte.
A Canoa do Bibi-18 tem capacidade para transportar 80 carretas de 16 metros e até 90 de tamanhos menores, como de 12, 13 e 15, 40 metros de comprimento. A capacidade é de 6 mil toneladas em cargas.
O nome da balsa é uma homenagem.
“Quisemos homenagear o estaleiro que constrói para a gente desde o início, e o nome do estaleiro é Bibi. O dono do estaleiro já construiu 17 balsas com esse nome, e ele pediu para colocar o nome com o número 18”, explica Kleber Campos, diretor e um dos sócios da transportadora.
O investimento na construção da balsa foi R$ 15 milhões, e no empurrador cerca de R$ 3 milhões.
A balsa foi inaugurada na segunda-feira (20) com a presença de autoridades como o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM), do governador Waldez Góes (PDT) e do vice Jaime Nunes (Pros).
O porto da empresa fica no Distrito Industrial de Santana, às margens do Rio Matapi.