Por SELES NAFES
Logo mais, às 15h, representantes das 10 escolas de samba do Amapá estarão acompanhando a leitura das notas durante a apuração do desfile deste ano. A Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) decidiu que não haverá rebaixamentos.
A apuração ocorrerá na Passarela do Meio do Mundo, sambódromo provisório montado pela prefeitura de Macapá já que o sambódromo oficial só será revitalizado este ano.
As primeiras colocadas do Grupo Especial e Grupo de Acesso receberão premiações de R$ 4 mil a R$ 8 mil, além dos troféus. Vice e terceiro lugar receberão apenas troféus. A última campeã do Carnaval foi a Piratas da Batucada, em 2015, no Sambódromo.
No total, 27 jurados julgaram 9 quesitos, sendo três para cada quesito. Veja quais são:
Harmonia
Evolução
Enredo
Samba-Enredo
Alegorias e adereços
Fantasias
Mestre-Sala
Porta Bandeira
Comissão de Frente
Bateria
Ontem (25), a comissão organizadora recebeu cinco recursos de escolas de samba questionando avaliações de jurados. O prazo para ingresso de recurso foi das 9h às 14h.
Carnaval padrão
E este ano, apenas uma subirá para o grupo de elite e não haverá rebaixamentos. Em anos anteriores, duas subiam e duas caíam para o 2º grupo.
“Tudo é decidido pelo conselho deliberativo. Quando estavam formulando o regulamento do Carnaval 2020, algumas escolas pediram para não ter rebaixamento por ser um Carnaval atípico, com poucos recursos que foram repassados em cima da hora”, explicou a assessora de comunicação, Adryany Magalhães.
“Acabaram achando que o padrão do Carnaval deles não seria o mesmo de quatro anos atrás quando houve o último desfile”, acrescentou.
No ano que vem, serão sete escolas no grupo especial e três no grupo de acesso. Uma subirá, e duas serão rebaixadas.