Por SELES NAFES
A programação que comemora os 262 anos de Macapá vai da música, passa pelo esporte e chega às artes visuais. Nesta sexta-feira (31), por exemplo, o artista plástico Wagner Ribeiro abriu a série de exposições individuais que serão realizadas até o dia 4 de fevereiro, dia do aniversário da capital. A programação é da prefeitura de Macapá, e a organização da exposição de ontem foi do site Arteamazon.com, com produção da Duas Telas.
Wagner Ribeiro usa a técnica de tinta acrílica sobre tela em cenas que remontam paisagens da Macapá dos anos 50, especialmente do entorno do Mercado Central, local das exposições que foi reaberto ao público no último dia 15 após dois anos de obras de revitalização e reforma.
Além de Wagner Ribeiro, outros artistas como Jeriel e Dekko Matos farão ou fizeram exposições em outros locais. Jeriel apresentou suas obras na zona norte de Macapá, no CEU das Artes também na sexta-feira. (Veja quadro abaixo)
Os artistas foram selecionados por edital da Fundação de Cultura de Macapá (Funcult). A exposição de ontem teve a curadoria do Artemazon.com, assim como ocorrerá no próximo dia 4, quando está marcada a exposição de Miguel Arcanjo também no Mercado Central.
“Interessante esse formato de exposição porque dá oportunidade a vários artistas exporem suas obras em dias intercalados durante todo o festejo”, avaliou o curador Gilberto Almeida.
2 de fevereiro (domingo) – 19h às 22h
Mercado central – 19h às 22h
Artista: J. Márcio
03 de fevereiro (segunda) – 17h às 22h – véspera de aniversário da cidade
Praça Floriano Peixoto – 17h às 20h
Artista: Dekko Matos
04 de fevereiro (terça-feira) almoço no Mercado Central de Macapá – 12h às 18h
Artista: Miguel Arcanjo