Por SELES NAFES
Depois de Janete Capiberibe (PSB), será a vez de João Capiberibe receber aposentadoria como ex-congressista. O ato foi publicado nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União.
O documento da direção-geral do Senado informa que a aposentadoria será proporcional, mas que preenche todos os requisitos da legislação.
Atualmente, dois fundos distintos garantem o benefício aos ex-parlamentares. No caso de Capiberibe, será o mesmo usado por Janete Capiberibe, o Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC). Esse fundo contempla políticos que contribuíram durante 35 anos e atingiram no mínimo 60 anos de idade.
Janete foi aposentada pela Câmara em junho de 2019 com benefício de R$ 5,8 mil, o equivalente a 7/35 avos. O ex-senador também contribuiu durante sete anos, por isso, a aposentadoria dele será proporcional e igual ao da esposa. Salários de senador e deputado têm o mesmo valor, pouco mais de R$ 33 mil, além de verba de gabinete, moradia e outros benefícios.
João e Janete não conseguiram ser eleitos em 2018. O PSB já confirmou que o ex-senador será candidato a prefeito de Macapá em outubro deste ano, e Janete deverá concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal.