Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
A escola de samba santanense Império do Povo resolveu inovar no Carnaval 2020. Dessa vez, temas como a história e música do Amapá, ou a história de heróis e personalidades locais, deram vez ao autismo.
Associações, cientistas, professores, famílias e pessoas com autismo estão todos envolvidos na preparação do enredo que será levado à avenida. Uma das ideias é dar visibilidade e conscientização.
“A ideia é levar para a avenida um grito, uma amplificação que a comunidade autista pede. Direitos sociais, visibilidade, conscientização e respeito. Nosso projeto também vai mostrar o que é o autismo, um pouco do histórico e falar muito sobre respeito e inclusão”, declarou Wesley Braga, presidente da “Nação Verde e Branca”.
A ideia
Segundo Braga, a escola pensou o tema pela vigência do debate sobre respeito e o combate às discriminações. Para a equipe de elaboração, o Carnaval também deve servir como maneira de informação lúdica, estilizada e também pedagógica.
“As famílias, associações, graças a Deus, todo mundo tem sido contemplado. O trabalho de falar sobre um enredo diferente e que agrade a população”, completou o carnavalesco de 32 anos.
Clipe
No dia 27 de dezembro, a Império do Povo lançou o clipe do samba enredo em suas redes sociais e, rapidamente, viralizou pela beleza da letra e harmonia assinadas por Davison Jaime, Ivan Coelho e Antônio Neto.
Além disso, diversos internautas apoiaram a coragem de inovação no tema e elogiaram a sensibilidade que o setor de carnaval da escola teve na escolha. Assista:
A Império do Povo, única escola de Santana que participará do desfile de 2020, está no grupo de acesso e promete vir para a disputa do primeiro lugar, com pelo menos dois carros alegóricos e cerca de 1 mil brincantes.