Por RODRIGO ÍNDIO
Um “vento forte” teria contribuído para o naufrágio da embarcação Anna Karoline lll, que deixou passageiros mortos e desaparecido neste sábado (29), na região do Vale do Jari, no sul do Amapá.
A informação foi divulgada pela Capitania dos Portos no Amapá, que emitiu às 11h nota à imprensa sobre a tragédia. No documento, a Marinha afirma que o comandante da embarcação teria feito o relato da ventania antes dos passageiros serem arremessados na água.
O navio saiu por volta de 18h de sexta-feira (28) do Porto de Santana (AP), a 17 km de Macapá, com destino ao município de Santarém (PA). O naufrágio teria ocorrido por volta das 5h deste sábado.
Até 11h25 o número de desaparecidos era de 16 pessoas, de acordo com os Bombeiros – mas o número deve sofrer alterações durante as buscas. O informe oficial da Marinha falou apenas em 1 óbito, relatado pelo comandante do navio.
Os sobreviventes foram resgatados e salvos por uma balsa que passava pelo local, segundo a nota da Marinha.
Além dos militares, equipes do Grupo Tático Aerotransportado (GTA) foram para o local para auxiliar nas buscas. A Capitania dos Portos do Amapá já apurou que a capacidade da embarcação é de 242 passageiros.
O órgão informou, também, que foi instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.