Dupla é presa por aplicar “golpe do chapolin” no Centro de Macapá

Dispositivo desativa alarme do carro e permite que criminosos invadam o veículo para furtos
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Dois homens foram presos nesta terça-feira (18) em operação da Polícia Civil, suspeitos de furtar objetos de carros no Centro de Macapá aplicando o chamado “golpe do Chapolin”. Eles não tiveram as identidades reveladas pela PC, em observância a Lei de Abuso de Autoridade.

A ação criminosa consiste no uso de um dispositivo eletrônico que inibe o sinal enviado por controles remotos dos carros, fazendo com que as portas dos veículos não travem e o alarme não seja acionado. Alguns modelos conseguem, inclusive, copiar o código de segurança da chave. 

Dispositivo conhecido como “chapolin”, usado pelos criminosos, Fotos: divulgação/PC-AP

Um dos casos em que a dupla estaria envolvida foi registrado pela câmera de segurança de um estabelecimento comercial. No vídeo, o homem de camisa verde passa em frente ao veículo alvo, uma picape modelo Hilux branca, e aciona o Chapolin para desativar  o alarme. O ato ocorre sem que o proprietário, de camisa preta e short, perceba.

Momentos depois, o comparsa, de camisa vermelha e boné, passa em frente à picape, depois retorna, abre a porta traseira e leva uma bolsa. Assista:

“O trabalho de investigação se iniciou em novembro de 2019 e logrou êxito em identificar os suspeitos que utilizavam bonés para evitar a identificação por parte de circuitos externos de filmagens”, relatou o delegado Leandro Vieira Leite, que coordenou a operação.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Macapá. Alguns dos objetos furtados de veículos foram encontrados nas residências dos investigados.

Criminoso furtou bolsa de dentro de carro, no Centro de Macapá

 

Comparsa desativou alarme ao passar na frente da picape

Outros dois suspeitos de envolvimento no golpe tiveram a prisão preventiva decretada, mas não ainda não foram encontrados. 

A operação foi coordenada pela 6ª Delegacia de Polícia da capital e contou com o apoio da 2ª, 5ª e 7ª Delegacias de Polícia da capital.

Alguns objetos furtados foram encontrados na casa dos suspeitos

Orientações para evitar o golpe

A Polícia Civil repassou também algumas orientações para que os condutores não caiam no golpe. Confira: 

1) Recomenda-se aos motoristas e passageiros que ao saírem de seus automóveis, certifiquem-se de que as portas foram travadas, puxando manualmente as fechaduras, sobretudo em estacionamentos abertos ao público, como mercados e farmácias, locais onde esse tipo de crime é frequentemente praticado.

2) Criminosos costumam escolher veículos onde podem furtar algum item de valor. Portanto, não deixe mochilas ou objetos como eletrônicos dentro do carro ou de forma visível.

3) Fique atento se o alarme realmente emitiu som. Quando o dispositivo “Chapolin” é utilizado, as portas não irão travar e não emitirá som.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!