Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA e OLHO DE BOTO
Acaba de se entregar, por volta de 15h30 desta quarta-feira (12), o foragido Adervan Bulhosa de Moraes, de 35 anos, que mantinha 5 pessoas reféns em uma loja no Amapá Garden Shopping, na zona sul de Macapá.
De acordo com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a ocorrência durou cerca de 2h e meia. Adervan Bulhosa de Moraes colocou como última condição para se render a presença da imprensa acompanhando sua captura, o que foi cumprido. Outra exigência cumprida foi a presença da esposa do criminoso.
Todos os reféns, 3 adultos e uma criança de idade não revelada foram atendidos pelas equipes de socorro do Samu e do Corpo de Bombeiros. Segundo a PM as vítimas estão em estado de choque, mas todos estão fora de perigo.
O major Pelaes, do Bope, que conduziu o trabalho de negociação, explicou que, além dos reféns, outras pessoas estavam nas dependências da loja e estavam fora da mira do criminoso, mas com medo de sair do local.
Participaram do gerenciamento da crise também a Polícia Civil, militares do Batalhão de Força Tática, e do 1º e 6º Batalhão da PM. A arma usada pelo foragido estava carregada e era uma pistola calibre 380.
Adervan Bulhosa de Moraes foi preso e colocado em uma viatura. Ele será conduzido até o Ciosp do Pacoval para a realização de procedimento legais. A PM confirmou que essa é a primeira situação com reféns no Amapá no ano de 2020.
“Ele ficou preso 3 anos em Goiás por falsidade ideológica. Falsificou a identidade para fugir do estado. Estavam planejando cometer algum crime e na intervenção conseguiram se evadir. Um foi capturado e o outro fugiu para as dependências do shopping”, deu detalhes sobre o criminoso e o comparsa o major Jonas, oficial de comunicação do Bope.
O caso
Por volta de 13h desta quarta-feira, um criminoso invadiu as dependências das Lojas Marisa, do Amapá Garden Shopping, na zona sul de Macapá, e fez reféns. Ele fugia de uma intervenção do Bope que atendia denúncia de que Adervan Bulhosa de Moraes, de 35 anos, e um comparsa de prenome Juan, vulgo “Galo”, de 28 anos, iriam roubar uma residência nas proximidades.
Na fuga, Adervan correu para dentro do shopping e o comparsa foi capturado.