Por RODRIGO ÍNDIO, de Santana
Até às 17h deste sábado (29), o número oficial de mortos no naufrágio com o navio Ana Karoline III era de duas pessoas (mulheres) e vários desaparecidos. A primeira embarcação de buscas da Marinha Brasileira partiu de Santana por volta das 8h, e só chegará ao local do acidente, no Rio Jari (sul do Amapá), por volta das 19h.
Pequenos barcos locais e uma balsa estão dando apoio aos sobreviventes da embarcação, como é possível ver numa imagem feita pela tripulação do Grupo Tático Aerotransportado (GTA).
Desde que a tragédia foi confirmada no fim da manhã, parentes estão na sede da Capitania dos Portos, no município de Santana, à espera de notícias de passageiros.
Oficialmente, a embarcação tinha capacidade para 242 pessoas. Num pedido de socorro, o comandante da embarcação teria relatado ventos fortes.
Lista
A Marinha descartou a legitimidade de uma lista com nomes de supostas vítimas que está circulando em grupos de WhatsApp.
“Essa lista não é de uma fonte confiável. Estamos aguardando as equipes que irão fazer uma lista no local. Mas depende do processo de busca e de identificação das pessoas”, ponderou o tenente Vandenberg Ferreira, da comunicação social da Marinha.
O acidente ocorreu por volta das 5h quando a embarcação seguia para Santarém (PA) depois de ter partido do Porto de Santana por volta das 18h de sexta-feira (28).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas mulheres ainda não identificadas morreram no naufrágio. Pela manhã, o CBM falou em pelo menos 16 desaparecidos, mas os números ainda são imprecisos.
O Corpo de Bombeiros também disse que a lista que circula nas redes sociais não é oficial.
“CBM/AP e a Capitania dos Portos e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) estão trabalhando incansavelmente para prestar informações precisas e no menor tempo possível aos familiares dos envolvidos e a toda a população”, diz uma nota divulgada na tarde deste sábado pelo Corpo de Bombeiros.