Por RODRIGO ÍNDIO
Todas as 21 amostras de amapaenses levadas para análise e diagnóstico no Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA), tiveram resultado negativo para Covid-19. A informação foi repassada pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), na noite deste domingo (22), em suas redes sociais.
Das 21 amostras, 20 eram de Macapá e 1 de Santana. Este segundo lote foi enviado na manhã de sábado (21) por técnicos do Laboratório Central do Amapá (Lacen). Agora, são 70 casos de coronavírus descartados.
No primeiro envio, de 50 amostras, apenas uma atestou positivo, o primeiro caso oficial de covid-19 no Amapá. A paciente é uma mulher de 35 anos que voltou de Belém, onde teve contato com pessoas que estiveram em São Paulo. A coleta de sangue dela foi feita no último dia 17. Ela permanece em quarentena domiciliar.
O governador anunciou também que um terceiro lote contendo 41 amostras de casos suspeitos foi enviado neste domingo ao Evandro Chagas. São amostras de Macapá, Laranjal do Jari, Santana, Mazagão, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari.
O transporte continua sendo realizado por uma aeronave da Segurança Pública do Amapá.