No final da tarde desta sexta-feira (13), a Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado (SVS) notificou ao Ministério da Saúde o primeiro caso suspeito de coronavírus [Covid-19] no Amapá.
Trata-se de uma mulher com histórico de viagem à Tailândia, país asiático que faz fronteira com a China e foi um dos primeiros a apresentar casos do Covid-19.
Dorinaldo Malafaia, porta-voz do Governo do Estado do Amapá (GEA) no enfrentamento ao coronavírus, esclareceu.
“Notificamos o Ministério da Saúde. A mulher, que tem 27 anos, buscou o atendimento na Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, onde foi coletado material, que vai para o Lacen [Laboratório Central] e depois para o Instituto Evandro Chagas, em Belém”, falou o gestor.
A previsão para o resultado do teste é de sete dias e, seguindo o protocolo do MS, como a paciente não apresentava sintomas fortes, está neste momento em isolamento domiciliar. De acordo com a Vigilância em Saúde, o que difere este caso de outras síndromes gripais, é o fato da paciente ter estado em um país com incidência de Covid-19.
A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) lançou um breve comunicado onde também confirma o caso suspeito e esclarece que repassará todas as informações sobre o caso nos canais de comunicação da PMM.
Além disso, SVS e PMM informam que as pessoas com quem a paciente teve contato, incluindo seus familiares, estão sendo monitorados.