Da REDAÇÃO
Em março, as chuvas no Amapá podem ficar acima do previsto para o mês. Apesar disso, estão descartadas possíveis enchentes nos municípios onde choverá mais. É o que afirma o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa).
Segundo o órgão, há uma previsão de média climática de 407 milímetros de chuvas para o Estado. A previsão indica que essas chuvas podem variar entre 400 e 500 milímetros.
A concentração deverá ocorrer na região metropolitana (Macapá, Santana e Mazagão) e nos municípios de Itaubal, Cutias, Porto Grande, Ferreira Gomes, Laranjal e Vitória do Jarí.
“Normalmente neste período, as chuvas se concentram nas cabeceiras das bacias hidrográficas, porém, este ano, não tem chovido muito nessas cabeceiras, assim, à princípio, podemos descartar possíveis enchentes em municípios banhados por esses rios”, disse o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.
O Iepa informou ainda que em fevereiro deste ano choveu aproximadamente 200 milímetros a menos do que no mesmo período do ano passado.