Por OLHO DE BOTO
A Polícia militar prendeu dois homens e apreendeu um adolescente de 16 anos, que fizeram duas mulheres de reféns por mais de três horas na madrugada desta segunda-feira (23), no bairro Santa Rita, na região central de Macapá.
Tudo começou quando uma equipe do 6º Batalhão da PM, comandada pelo tenente Paulo Santos, patrulhava a região e avistou um veículo suspeito, modelo Gol, de cor vermelha, parado em frente a uma mercearia localizada na rua Paraná.
Quando a polícia se aproximou para fazer a abordagem, os três homens, que já estavam fora do carro, correram e invadiram um veículo que estava estacionado nas proximidades. Era um Corsa, de cor prata, onde estavam duas mulheres que passaram a ser reféns.
A intensão dos criminosos era fugir no Corsa levando as reféns, mas a chave não estava na ignição, pois o motorista havia saído antes e levou-a consigo.
A área foi cercada por viaturas do 6º Batalhão, Força Tática, Batalhão de Policiamento de Trânsito. O Bope foi acionado e iniciou o longo processo de negociação.
Já se aproximava de 5h quando os bandidos libertaram as vítimas. Elas foram atendidas ainda no local por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Apesar do nervosismo, as duas mulheres estavam bem.
A rendição ocorreu dentro da normalidade. Os bandidos entregaram as armas, uma pistola e um revólver. Eles foram conduzidos à delegacia.
O comandante do Bope, major Kleber Silva confirmou que carro usado pelos criminosos havia sido roubado em fevereiro deste ano, no bairro Marabaixo, zona oeste da capital. Segundo ele, o veículo estava sendo usado por integrantes de uma facção criminosa.
“A negociação foi complexa, porque eles são extremamente frios, num primeiro momento não fizeram qualquer exigência. Somente após muitas tentativas de conversas é que começaram a pedir a presença de um advogado, imprensa e familiares. Nós fomos concedendo no momento certo até que conseguimos a liberação dos reféns e rendição dos criminosos”, resumiu o comandante.
A polícia constatou, ainda, que o Gol estava ‘envelopado’ na cor vermelha – a cor original do veículo é preto.
Os três ocupantes presos já têm passagens pela polícia. Eles foram identificados como: Edinilton Lobato da Silva, que cumpre pena no regime aberto domiciliar, Anderson dos Santos dos Santos, ex-detento do Iapen, que têm antecedentes por roubo e tráfico de drogas. O adolescente havia saído recentemente do Centro Sócio Educativo de Internação (Cesein), onde cumpriu medida socioeducativa por tentativa de homicídio.