Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
No começo da tarde desta quinta-feira (12), o boato sobre a presença de um estudante em surto psicótico e armado em uma sala do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) provocou o cancelamento de aulas em cursos da saúde da instituição, no Campus Marco Zero.
O bloco de medicina foi esvaziado e na enfermagem as aulas também foram canceladas. Já nos cursos de fisioterapia e farmácia, algumas aulas seguiram ocorrendo.
O estudante do curso de farmácia Saymon Robert, de 20 anos, contou sua percepção do que estava ocorrendo.
“Por volta das 14h20 chegaram três colegas meus e um segurança, falando da suspeita de que havia um estudante armado, em surto e etc. Ele pediu que a gente entrasse na sala, a gente entrou e começaram as mensagens com diversas informações pelo Whatsapp”, contou o estudante da turma de 2018.
O fato é que os próprios estudantes, professores e demais funcionários têm dúvidas sobre a veracidade ou não do fato.
O Portal SelesNafes.com acompanhou a chegada das equipes da Força Tática da PM e o trabalho de averiguação no local.
De bloco em bloco, perguntando para estudantes, seguranças e para as pessoas que passavam pelos corredores, os policiais não conseguiram chegar a uma informação concreta.
Ninguém informou se realmente houve um estudante armado e em surto que tenha ocasionado essa rede de informações.
Conversando com um professor do curso de medicina, que preferiu não se identificar, ele contou que chegou com o mesmo nível de informações e encontrou seus estudantes na porta da sala. Por precaução, seguiu a orientação da coordenação do curso de cancelar as aulas e assim o fez.
A sala da coordenação do curso de medicina estava fechada e não conseguimos contato telefônico com a coordenação.
Também a Unifap, até o fechamento desta matéria, não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso.