Por RODRIGO ÍNDIO
Após anunciar neste domingo (15) que todas as atividades programadas para a festividade de São José foram suspensas, a Diocese de Macapá voltou atrás e fez um novo comunicado informando mudanças ao invés do cancelamento do evento. Somente as celebrações serão mantidas, mas, com restrições.
A medida se deu devido ao decreto da prefeitura de Macapá, que suspendeu na cidade eventos com público de mais de 100 pessoas em virtude do estado de alerta epidemiológico decretado diante das suspeitas do novo coronavírus (covid-19) – só na capital, já são pelo menos seis casos suspeitos.
Com as alterações, as missas do tríduo que estavam marcadas para segunda-feira (16), terça-feira (17) e quarta-feira (18) na Igreja São José, foram transferidas para a catedral, pelo espaço ser maior e possibilitar mais distância entre as pessoas.
Assim como no tríduo, está permitida a celebração das santas missas nas paróquias da capital, mas que sejam em locais arejados, com número de no máximo 100 fiéis e que se evite abraços e apertos de mão. A hóstia também será distribuída somente na mão.
No dia 19, quando normalmente acontecia a culminância da programação, não acontecerão mais as tradicionais eventos da procissão, carreata, festa social e bingo, que serão reagendados, segundo o informe da Diocese.
Outras orientações para medidas em outros municípios deverão ser informadas posteriormente.