Por SELES NAFES
Até agora, Macapá tem sete pré-candidatos à prefeitura de Macapá divididos entre partidos de esquerda e direita, mas há poucas novidades, como o advogado Ruben Bemerguy (Rede) e o jornalista e empresário Josiel Alcolumbre (DEM).
Esses também já disputaram suplência ao Senado, mas nunca uma candidatura própria como os outros nomes, entre eles o mais conhecido, João Capiberibe (PSB), que já foi governador por duas vezes e senador, tendo ainda concorrido ao governo em 2018.
Cirilo Fernandes, por exemplo, já concorreu à Câmara de Vereadores de Macapá pelo PSOL, fez uma guinada de 360 graus para o PSL na onda bolsonarista de 2018, e agora está no PRTB.
O PSTU ainda não confirmou, mas o nome indicado deverá ser de novo do professor Gianfranco Gusmão, que já tinha disputado o governo do Estado também em 2018. O Portal SN não conseguiu contato com ele.
O PCdoB está conversando com a jornalista Ana Girlene, com o ex-vice-prefeito Alan Sales e o ex-prefeito João Henrique, e ainda não definiu quem será o pré-candidato. Se ela for a escolhida, também será uma novidade no partido comandado pela deputada federal Professora Marcivânia.
Já o PT também está se definindo entre o advogado Marcos Roberto e o ex-vereador Nil Pisca. As prévias vão definir qual será o nome. Marcos Roberto nunca teve mandato, mas já concorreu ao Senado, a vice-governador e à deputado federal.
No próximo domingo (29), o Portal SelesNafes.Com publicará uma enquete com os pré-candidatos que responderam a uma pergunta feita pelo portal.