Por RODRIGO ÍNDIO
Um número ainda não conferido de bagagens das vítimas fatais e sobreviventes do naufrágio do navio Ana Karoline lll deve chegar nesta sexta-feira (13) no município de Santana, local de partida da embarcação, a 17 km de Macapá.
Do local do naufrágio, as malas seguiram em uma balsa até o município de Laranjal do Jari, de onde deverão ser levadas via terrestre, por 275 km aproximadamente, até Santana. Lá, serão restituídas.
Os sobreviventes poderão fazer o reconhecimento das bagagens no Centro de Atendimento, Acolhimento e Informação montado pelo Governo do Amapá, na base do Corpo de Bombeiros. No caso de pessoas que morreram na tragédia, os pertences serão devolvidos à familiares que também terão que passar detalhes sobre o que tem na mala.
“Para a segurança jurídica, tanto do governo do Estado, quanto das vítimas, vamos catalogar e fotografar cada item das bagagens e registrar a família que receber para que não haja nenhum problema ou engano”, explicou a secretária de Inclusão e Mobilização Social do Estado, Alba Nize Colares.
Ela prevê que o serviço se estenda por várias semanas, principalmente, porque após a reflutuação – operação que vai retirar o navio debaixo das aguas do Rio Jari, que deve ocorrer nos próximos dias – mais bagagens e outros pertences de vítimas deverão ser revistos.
A tragédia ocorreu no último dia 29 de fevereiro. Até o momento, 34 corpos foram encontrados.
Foto de capa: Divulgação