Por RODRIGO ÍNDIO
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Carlos Souza, revelou em primeira mão na tarde desta quinta-feira (12) que a Capitania dos Portos recebeu durante a manhã o plano com as adequações da empresa que irá fazer a reflutuação do navio Anna Karoline III. A informação foi repassada pela a empresa MAAR ao gestor estadual.
A análise deve ser feita ainda hoje e a liberação para o serviço provavelmente aconteça nas próximas horas, caso tudo esteja de acordo com o exigido pela Marinha do Brasil.
Entre os itens estão: o isolamento de pelo menos 800 metros de onde está o navio; tempo da operação; definir a função de todos que vão fazer parte da operação; plano de reboque da embarcação; e o que será feito com o navio. Estes são alguns itens que não constavam no primeiro plano apresentado.
Outra informação relevante é de que a embarcação foi fabricada em 1955. A última reforma teria ocorrido no ano de 1995, segundo o que consta o registro na capitania.
Carlos Souza revelou ainda que o destino do navio Anna Karoline III será a cidade de Santarém (PA). Mais detalhes sobre o plano devem ser repassados brevemente pela Marinha do Brasil e Governo do Amapá.