Com base em dados do Corpo de Bombeiros do Amapá, a Marinha confirmou no fim da noite desta sexta-feira (6) que mais três corpos foram retirados do navio Ana Karoline III, submerso no rio Jari, no Sul do Amapá, a uma profundidade de 12 metros.
A corporação aumentou para 55 militares o efetivo presente na região com várias embarcações. Um helicóptero Super Cougar fez o translado de 24 corpos de Gurupá (PA), onde fica a base de operações, para a Polícia Técnica do Amapá, onde peritos usam o DNA para fazer a identificação.
As buscas serão retomadas neste sábado pelo Corpo de Bombeiros, que está na região com mergulhadores de três estados, incluindo o Amapá.
Reflutuação
A Marinha também confirmou que o Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Capitania dos Portos e ao Corpo de Bombeiros do Amapá informações sobre os protocolos mínimos para o içamento do navio.
“A Marinha ressalta que está empregando todos os esforços para o resgate de sobreviventes e para a aprovação do plano de reflutuação da embarcação”.
“No que compete a Marinha do Brasil, os ofícios foram respondidos e protocolados dentro do prazo estipulado (48 horas). Ressalta-se, também, que foram realizadas duas reuniões, na quarta-feira (4) e hoje (6), na CPAP e na Procuradoria de Justiça Estadual, respectivamente, para esclarecimentos técnicos acerca dos questionamentos levantados e sobre medidas acerca da segurança da navegação na região”.