Por SELES NAFES
A empresa contratada pelo governo do Amapá para içar o navio Anna Karoline III conseguiu retirar o navio do leito do rio Jari, e levá-lo até a margem mais próxima, neste domingo (29).
A próxima etapa agora é a “verticalização” da embarcação, ou seja, ela será colocada em pé, já que estava tombada de lado no fundo do rio desde que naufragou, no dia 29 de fevereiro matando 34 pessoas e deixando pelo menos oito desaparecidas.
“Ainda não temos informações de corpos, mas é possível que haja novidades quando recebermos o próximo boletim”, informou o secretário de Segurança Público do Amapá, coronel Carlos Souza.
Além das correntes puxadas por dois guindastes em cima de uma balsa, a empresa prendeu flutuadores ao redor de todo o navio, o que ajudou a levá-lo para a superfície.
A operação está sendo acompanhada pela Marinha do Brasil, e por equipes das polícias Civil, Militar e Politec. Parentes e sobreviventes também estão no local.
A operação para içar o Anna Karoline III começou há mais de uma semana, quando o comboio da empresa chegou ao local do naufrágio.