Já estão prontos para funcionar 13 leitos de cuidados intensivos destinado a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19) que apresentarem complicações no quadro de saúde. Os equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira (3) pelo governador Waldez Góes.
O espaço, denominado Centro de Atendimento Intensivo Covid-19, fica localizado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá. Segundo o governo, a entrega corresponde à primeira etapa do Centro, que ao todo terá 26 leitos com estrutura de UTI.

… ventiladores mecânicos, bombas de infusão, desfibrilador e instrumentos para procedimentos de emergência
Góes ressaltou que outras unidades como esta podem ser instaladas na estrutura da rede pública de saúde e voltou a pedir o apoio da população para manter o confinamento.
“Estamos trabalhando com a perspectiva de expandirmos a rede de atendimento para um segundo centro e até um terceiro, se for necessário. Obviamente que continuamos pedindo o apoio da sociedade amapaense às nossas medidas de restrição e isolamento. Permanecendo assim, eu tenho certeza que o Amapá vencerá o vírus”, afirmou o governador.

Unidade fica localizada no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá
Cada leito é dotado de monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, desfibrilador e instrumentos para procedimentos de emergência como intubações, ideal para casos de parada cardiorrespiratória, em que o tempo de atendimento é essencial para garantir a sobrevivência do paciente.