Já estão prontos para funcionar 13 leitos de cuidados intensivos destinado a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19) que apresentarem complicações no quadro de saúde. Os equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira (3) pelo governador Waldez Góes.
O espaço, denominado Centro de Atendimento Intensivo Covid-19, fica localizado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá. Segundo o governo, a entrega corresponde à primeira etapa do Centro, que ao todo terá 26 leitos com estrutura de UTI.
Góes ressaltou que outras unidades como esta podem ser instaladas na estrutura da rede pública de saúde e voltou a pedir o apoio da população para manter o confinamento.
“Estamos trabalhando com a perspectiva de expandirmos a rede de atendimento para um segundo centro e até um terceiro, se for necessário. Obviamente que continuamos pedindo o apoio da sociedade amapaense às nossas medidas de restrição e isolamento. Permanecendo assim, eu tenho certeza que o Amapá vencerá o vírus”, afirmou o governador.
Cada leito é dotado de monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, desfibrilador e instrumentos para procedimentos de emergência como intubações, ideal para casos de parada cardiorrespiratória, em que o tempo de atendimento é essencial para garantir a sobrevivência do paciente.