Por RODRIGO ÍNDIO
Aos poucos, os números da pandemia vão alcançando nomes conhecidos no Amapá. Depois de funcionários públicos destacados, artistas e outros anônimos amapaenses entrarem para a estatística de óbitos do novo coronavírus, agora foi a vez da Educação sofrer um duro golpe.
Renomada no meio acadêmico, a professora Ana Raquel Oliveira da Costa Possas, de 70 anos, é mais uma vítima da covid-19 no Estado. Faleceu na manhã de quarta-feira (29) em um hospital particular de Macapá. O marido Eduardo Celano também estava com a doença, mas ficou curado.
A educadora era docente aposentada da Universidade Federal do Amapá (Unifap), pioneira do Curso de Licenciatura em Matemática. Também era pastora e congregava na Igreja Batista Memorial, em Macapá.
Após a divulgação do falecimento, diversas homenagens foram feitas nas redes sociais. Em uma delas, o prefeito de Macapá e também professor, Clécio Luís, descreveu como era a amiga.
“Uma grande mulher, que dedicou sua vida ao magistério, uma profissional que reunia ética, competência e compromissada com a Educação. Uma mãe maravilhosa e uma esposa muito amada de nosso querido amigo, Eduardo Celano, que venceu a Covid-19, mas teve uma grande perda”, postou Clécio ao desejar condolências à família.
Ana Raquel foi professora do Magistério Superior, com mestrado em Ciências Exatas e da Terra. Ingressou na Unifap em março de 1994. Aposentou-se em outubro de 2019, há apenas 6 meses.
De 2003 a 2006 chefiou o Laboratório de Ensino de Matemática. A instituição também lamentou a perda.
“A Educação perde muito, mas fica esse grande legado que a Profa. Ana Raquel Oliveira da Costa Possas deixa neste mundo: mudar mentalidades para que transformem o mundo em um lugar melhor”, disse em nota de pesar, a Unifap.
Ana Raquel foi a 31ª vítima do novo coronavírus a morrer no Amapá.