Por RODRIGO ÍNDIO
Na manhã desta segunda-feira (27) um assalto terminou com um criminoso morto e uma vítima ferida, na zona sul de Macapá.
Segundo o 1º Batalhão da Polícia Militar, por volta de 8h, dois assaltantes a pé renderam uma mulher, na praça do bairro do Muca e tomaram o celular e um molho de chaves dela.
A dupla de criminosos teria agido com bastante violência, segundo relato da vítima. Ela contou que mesmo sem esboçar nenhuma reação, foi golpeada na cabeça pelos bandidos, que estavam com uma arma de fogo e uma faca.
Após o crime, a mulher foi encaminhada para o Hospital de Emergência para cuidados médicos.
A PM foi acionada e com as características dos suspeitos repassadas pela vítima conseguiu identificar a dupla transitando pela rua. O acompanhamento tático foi feito até que os criminosos tentaram fugir.
“Eles adentraram na Avenida dos Goitacazes, já no bairro Buritizal [também na zona sul], numa área alagada e abandonada. Quando equipe fez a diligência, um dos infratores fez o disparo contra a equipe, que revidou a injusta agressão. Um deles ficou ferido e o outro, que atirou na equipe, conseguiu fugir”, detalhou a capitã Sônia Regina, do 1º Batalhão.
O criminoso baleado foi identificado como Rafael de Souza Gomes, de 26 anos. Ele havia saído há cerca de um mês do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), por onde tinha duas passagens, pelos crimes de furto e roubo.
Uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionada, mas o ex-detento não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A esposa dele, informou que “Rafa”, como era conhecido, era usuário de drogas e que tinha voltado para o vício. Com ele, foi encontrada a faca utilizada no roubo de hoje.
A Polícia Técnico-Científica (Politec) foi ao local fazer perícia e remover o corpo. A PM ainda faz diligências para capturar o outro envolvido, o que atirou contra os militares e conseguiu fugir. Até as 12h50, ele ainda não havia sido encontrado.