O Centro de Atendimento Intensivo a COVID-19 entregue pelo Governo do Amapá na semana passada recebeu os dois primeiros pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Ambos possuem quadro de saúde delicado, um deles está em estado gravíssimo.
De acordo com o apurado pelo Portaal SelesNafes.com são dois homens que estavam internados no Hospital de Emergência (HE) e foram transferidos no sábado (4). Um deles está entubado, respira com ajuda de aparelhos.
A unidade, localizada no complexo de clínicas do Hospital Alberto Lima, no centro de Macapá, é equipada com aparelhos respiratórios e suporte de intubação para prestar assistência exclusiva aos casos graves da doença.
Atualmente o Centro tem 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o isolamento hospitalar, todos equipados com: aparelhos respiratórios, monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, desfibrilador, entre outros equipamentos.
Está prevista a abertura de mais 13 leitos, que também serão equipados para receber pacientes transferidos das unidades de pronto atendimento.
Atendimento
Em caso de agravamento de pacientes diagnosticado com COVID-19, unidades de saúde urgência e emergência das redes estaduais e municipais poderão efetuar a transferência para o Centro de Atendimento Intensivo.
A entrada na unidade será somente dessa forma. O paciente não poderá ser lavado de forma espontânea. Esse fluxo de atendimento segue os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde (MS).
Já os casos positivos não agravados devem permanecer em o isolamento domiciliar. Caso o quadro clínico piore, o paciente precisa buscar apoio nas unidades de saúde urgência e emergência.