Por LEONARDO MELO
A Secretaria de Transportes do Amapá (Tjap) informou hoje (13) que fará reparos nos pontos em que houve afundamento da pista no novo traçado da rodovia Duca Serra que dá acesso à ponte sobre a Lagoa dos Índios, na zona oeste de Macapá. Vídeos em grupos de WhatsApp mostram que houve danos em pelo menos três pontos da pista.
O trânsito foi liberado provisoriamente há menos de uma semana na nova pista, para que a empresa contratada pelo governo do Estado pudesse iniciar a construção da segunda parte da ponte. Uma pista só transformada em três para que haja fluidez nos horário de pico.
O Portal SelesNafes.Com já tinha publicado em março uma reportagem demonstrando que a primeira camada de asfalto ainda não era a definitiva. No entanto, o asfalto não deveria ter afundado.
“A separação da pista com a parte dos pedestres e ciclistas ficou muito apertada, e nesses pontos ficou sem escoamento da água da chuva”, explicou o secretário de Transportes do Estado, Benedito Conceição.
Segundo ele, a Setrap deverá fazer os reparos à noite, se o clima permitir.
A nova ponte sobre a Lagoa dos Índios é uma das obras da Nova Duca Serra, incluída no plano de mobilidade da zona oeste pelo governo do Estado. O objetivo é desafogar o trânsito.
O conjunto prevê a duplicação da rodovia, construção de passarelas, retornos e rotatórias. A previsão da Setrap é de que a ponte da Lagoa dos Índios esteja pronta antes do fim do ano.