Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Na testagem realizada com os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na tarde desta quinta-feira (23), um dos profissionais testou positivo para o novo coronavírus. Outro funcionário, gripado e com sintomas há dois dias, teve resultado negativo para a doença.
No total, 38 testes foram aplicados com somente esse caso confirmado. A testagem foi aplicada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e é parte do protocolo de segurança para os trabalhadores que estão na linha de frente de combate à covid-19.
O paciente que teve reação positiva para os anticorpos do novo coronavírus tem 41 anos e não apresentava nenhum sintoma da doença. Após o diagnóstico, feito com testes rápidos, que dão resultado em 15 minutos, o trabalhador recebeu orientações das equipes de saúde e foi licenciado do trabalho para iniciar o processo de isolamento domiciliar.
A gerente do Centro de Informações de Vigilância em Saúde (Cievis/SVS), a médica Maylin Rodriguez, explicou sobre o resultado positivo apesar do funcionário ser assintomático.
“Vários fatores podem levar a isso. A carga viral baixa, os antecedentendes de saúde do paciente, se ele tem ou não comorbidades, o grau de exposição que ele teve ao vírus, por isso que há muitos pacientes que estão com o vírus e podem transmiti-lo, sem apresentar os sintomas. Todos devem tomar cuidados”, recomendou a médica.
Alívio
Alívio é a palavra que resume Cleberson de Souza, de 36 anos. Há dois dias gripado, com sintomas de leves para médios, o funcionário da regulação falou sobre a angústia que sentia.
“Estava preocupado, há dois ou três dias com sintoma, acho que todo mundo fica, né? Agora sei que é gripe normal. Estava com receio e agora, com certeza, estou aliviado ao saber que deu não reagente. Aqui [no Samu], temos contato com outras equipes, então poderia ter acontecido, e tenho uma mãe de 65 anos, o que mais me preocupava”, declarou o funcionário.