Policiais federais do Amapá apreenderam nesta quinta-feira (30) uma grande quantidade de madeira ilegal que seria transportada para o Piauí. O flagrante, que terminou com uma pessoa presa, ocorreu no município de Pedra Branca do Amapari, a 180 km de Macapá, na região centro-oeste do Estado.
Os policiais foram acionados depois de denúncias para checar uma serraria às margens da Rodovia BR-210, no bairro Água Fria, em Pedra Branca. No local estavam dois caminhões carregados de madeira serrada.
Dos 184 metros cúbicos estocados no pátio da empresa, apenas 8 metros tinham origem comprovada junto ao Ibama, segundo informou a Polícia Federal.
“O administrador da empresa ainda apresentou aos policiais federais guias de Documento de Origem Florestal (DOF) que seriam utilizadas para esquentar as madeiras já carregadas, e eventualmente ludibriar a origem ilícita, caso fosse objeto de fiscalização no trajeto”, escreveu a PF.
O acusado foi preso e levado para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Os crimes investigados são de armazenamento de madeira ilegal, receptação qualificada e falsidade ideológica.