O Amapá recebeu mais de 350 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) enviados pelo programa “Todos Pela Saúde”, do Banco Itaú. Os equipamentos foram desembarcados na noite desta sexta-feira (22), no Aeroporto de Macapá e foram entregues à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Os materiais são resultado de uma articulação feita pelo senador amapaense Randolfe Rodrigues (Rede). Agora, o programa fez o envio do material para que governo estadual faça a devida distribuição dos materiais aos profissionais de saúde e aos municípios mais afetados pela pandemia.
Ao todo, somam-se mais de 350 mil objetos, dentre eles: 176.640 máscaras cirúrgicas, 5.741 máscaras N95, 132.480 aventais, 2.496 óculos, 368 litros de álcool em gel, 224.640 luvas.
“Agradecemos a todos, pelo grande apoio. Os equipamentos nos chegam em hora crucial para socorrer nossos profissionais de saúde e as prefeituras que tanto precisam”, explicou o parlamentar.
No dia 16 de abril, uma equipe do programa esteve no Amapá e reuniu com os setores envolvidos no enfrentamento da pandemia para fazer o levantamento das necessidades e prestar todo o apoio técnico para o Estado.
No período, o Amapá tinha pouco mais de 300 casos confirmados e sete óbitos. Randolfe articulou junto com o Diretor-Geral do Sírio Libanês, Paulo Chapchap e o Fundo Itaú, apoio técnico de uma equipe do Hospital Sírio Libanês para contribuir com a ação do Governo do Estado do Amapá.
Foto de capa: Ascom/GEA