Por RODRIGO ÍNDIO
Após o anúncio da prorrogação do sistema de lockdown no Amapá diversas pessoas questionaram nas redes sociais como ficaria o rodízio de placas de veículos na capital. Ainda durante a noite de quinta-feira (28) o prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE), esclareceu o assunto e anunciou a reabertura gradual de atividades econômicas e sociais para o próximo fim de semana.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais oficiais, ele passou detalhes sobre os dois assuntos. Acompanhe:
Rodízio de placas
A dúvida surgiu porque o período de prorrogação tem dois dias com numeração ímpar seguidamente, o domingo (31) e a segunda (1). Pelo sistema adotado nos dois dias, só poderiam rodar veículos com placas com o final ímpar.
De acordo com o prefeito, o rodízio de placas fica assim nos próximos dias:
- sexta-feira, 29 (placas com final ímpar)
- sábado, 30 (placas com o final par)
- domingo, 31 (placas com os finais ímpar e par)
- segunda-feira, 1 (placas com o final ímpar)
- terça-feira, 2 (placas com o final par)
Ao ser abordado, o condutor deve apresentar sua justificativa, caso seja sem fundamento, sofrerá penalidades. Ficam livres das barreiras pessoas dos serviços essenciais.
A penalidade para quem descumprir as regras é de R$ 130,16 e perda de 4 pontos na CNH. As notificações só acontecem em barreiras com abordagem presencial ao condutor.
Reabertura econômica e social
Clécio garante que as medidas de reabertura gradual de atividades econômicas e sociais em Macapá passam a vigorar na sexta-feira (5). A proposta foi concluída após reuniões com representantes de diversos segmentos.
O planejamento foi feito com base nos estudos da Fecomércio do Amapá, da Frente Nacional de prefeitos, da Confederação Nacional de Municípios e espelhado em outras cidades que também trabalham a medida. Tudo foi trazido para a realidade de Macapá.
A retomada é denominada por Clécio como “novo normal”. Nos próximos dias devem ser anunciados os detalhes da reabertura econômica na capital.