Por SELES NAFES
A partir de hoje (9), o Congresso Nacional está em luto oficial de três dias em homenagem aos 10 mil mortos pela covid-19 no país. O decreto foi assinado pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A Bandeira Nacional foi hasteada pela Polícia Legislativa a meio-mastro sem cerimônia formal. O decreto foi publicado no Diário Oficial em edição extraordinária.
Uma nota divulgada no início da tarde e assinada pelos dois parlamentares lamentou a dor das famílias que, além da perda, não conseguiram se despedir com as últimas homenagens aos entes, em referência à proibição de velórios para as vítimas do novo coronavírus.
“A situação que estamos vivendo é lamentavelmente singular. Nossas cidades paradas, nossas crianças sem aulas, nosso povo assustado. O combate a um inimigo tão invisível quanto mortal, que ataca sem respeitar fronteiras ou aviso prévio, é sacrificante e cruel”.
Eles avaliaram ainda que o Congresso tem feito sua parte ao dar suporte legal aos governos e empresas, mas que mesmo assim o Brasil sairá da crise machucado e com o desafio da reconstrução.
“Mesmo chorando a morte dos nossos irmãos e irmãs brasileiros, conclamamos todos a manter as recomendações das autoridades de Saúde, diminuindo o ritmo dessa terrível doença, enquanto nos preparamos para um retorno seguro e definitivo à normalidade”.