O Amapá recebeu mais equipamentos e medicamentos para enfrentar a pandemia de coronavírus. Neste sábado (2), um avião fretado trouxe a Macapá um carregamento para auxiliar a rede de atendimento aos pacientes com a covid-19.
A carga é composta de vacina para Influenza, kit para exames de coronavírus (PCR), respiradores enviados do Ministério da Saúde, além de compras que o Estado fez para enfrentamento do covid-19, como bomba de infusão, aventais e outros EPIs.
De acordo com o secretário estadual de saúde, João Bittencourt, foram adquiridos pelo Estado 150 bombas de infusão, aparelho médico-hospitalar utilizado para administrar alimentação e medicamentos em pacientes entubados e 4.800 aventais, equipamento de proteção individual utilizado pelos profissionais da Saúde.
Também fazem parte da carga 10 respiradores portáteis, 62 mil doses de vacina para Influenza, insulina e medicamentos excepcionais para doenças raras enviados pelo Ministério da Saúde.
O transporte da carga, que veio de São Paulo, foi articulado pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre a pedido do governador Waldez Góes.