Por RODRIGO ÍNDIO
No dia 13 de abril, o catador de materiais recicláveis Paulo Antônio Miranda, de 64 anos, teve a história contada pelo Portal SelesNafes.com após sua imagem morando em uma casa alagada, em meio ao lixo, ganhar a web no Amapá.
Fotos e vídeos que circularam nas redes sociais mostravam o idoso dentro de uma casa torta, com madeira podre, coberta com telhas cheias de buracos e bastante lixo. Na época, o idoso estava debilitado devido um acidente enquanto catava latinhas.
Solidariedade
Naquele dia, amigos e vizinhos se mobilizaram e convenceram seu Paulo Antônio a sair de casa, já que ele tinha medo de se isolar do mundo. Deram-lhe banho, roupas, café e lhe levaram para um abrigo com a promessa de que iriam reconstruir sua casa.
Foi o presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Esperança, “Sid do Sopão”, quem acompanhou o caso desde o início. Ele diz que após reportagem muitas pessoas entraram em contato e fizeram doações de todos os tipos e tem ajudado na construção da casa.
O vizinho Ronildo Morais, de 35 anos, que se dispôs a reconstruir a casa de seu Paulo de graça, uniu seu pai, sobrinho e até sua esposa para ajudar a levantar a nova residência. O carpinteiro diz que foi feita toda uma limpeza no local e que buscará reaproveitar madeiras para cercar o espaço.
“Começamos neste fim de semana. Só não terminei porque eu tenho meu trabalho e pego na construção quando eu chego, mas logo ela estará pronta pra receber ele de volta. Tudo tá sendo feito de coração para oferecer dignidade pra ele”, disse Ronildo.
Ronildo garantiu que a casa vai ficar digna para o idoso – que ainda está acolhido no Abrigo São José – morar. A casa terá quarto, sala, cozinha e banheiro.
“Já tenho até tinta pra pintar ela [casa]. Vai faltar só as coisinhas de dentro, como pia, vaso sanitário, fogão, geladeira, TV, ventilador, tudo o que é básico, mas para viver dignamente. Quem ainda quiser, pode vir aqui ou entrar em contato comigo. Vamos trazer felicidade pro nosso amigo”, comentou Ronildo Morais, encarregado pela obra.
Abandono
Segundo relato de vizinhos, o idoso foi abandonado pela família por sempre vagar pelas ruas. Desde então, morava sozinho no casebre há cerca de 15 anos.
A residência não tinha banheiro, móveis, eletrodomésticos, fogão e qualquer condição sanitária.
Fica localizada na passarela Roberto Ferreira da Silva, número 1131, entre as vias Secundino Campos com Engenheiro Joaquim, bairro Nova Esperança.
Quem ainda tiver interesse em contribuir com a obra ou doar algo para a área interna da nova casa pode falar com Ronildo Morais pelo (96) 99154-4587 ou com Sid do Sopão pelo (96) 99147-0023.