A Universidade Federal do Amapá (Unifap) liberou oficialmente o Hospital Universitário (HU) para que o governo do Estado monte leitos de UTI para pacientes com a covid-19. O pedido foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e a autorização foi dada ainda no dia 25 de março em ofício da Empresa Brasileiro de Hospitais Universitários (Ebserh) encaminhado ao parlamentar.
Hoje (12), a cessão do HU foi oficializada durante assinatura de um termo entre o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), e o reitor da Unifap, Júlio Sá. O prazo de uso é de 3 meses, podendo ser renovado.
O Estado, no entanto, terá que se responsabilizar inteiramente pela manutenção do espaço físico, que inclui limpeza e vigilância, além do consumo de energia e água. O governo do Amapá ainda terá que aparelhar o local, contratar gases medicinais, profissionais e tomar outras providências.
Ao todo serão 38 leitos de UTI e 50 de enfermaria clínica. O governo do Estado ainda não definiu quando o espaço será aberto.
Já há dificuldades de leitos nos centros exclusivos de internação de pacientes com a covid. O governo do Estado criou 3 unidades em Macapá e Santana, e prepara um quarto centro para ser instalado em Laranjal do Jari.
Nesta terça-feira (12), o Amapá chegou a 86 mortes pelo novo coronavírus e 2.910 casos confirmados da doença.