Em uma semana, o disque denúncia da prefeitura de Macapá recebeu mais de 100 chamadas, relacionadas a casos de uso indevido de pipas durante o lockdown, medida que aumenta a restrição de circulação de pessoas como prevenção ao novo coronavírus.
De acordo com o Município, há uma média diária de 10 a 15 denúncias diárias, geralmente entre 16h e 18h sobre a brincadeira na rua, que está proibida.
Na última sexta-feira (22), a Coordenação do Disk Denúncia entrou em contato com o Conselho Tutelar Zona Sul para uma atuação conjunta com a Guarda Civil no Conjunto Mucajá, considerando a reincidência de chamadas. As principais denúncias são dos residenciais de Macapá e bairros como Infraero, Lago da Vaca, Araxá, canal do Beirol, Pedrinhas e Zerão.
A Guarda Municipal tem ido aos endereços indicados e recolhido o material, como linhas e as pipas. A equipe também orienta os moradores a retornar para casa e evitar aglomerações. Em alguns, casos, segundo denúncias, os jovens tem desobedecido as recomendações e acabam voltando às ruas.
“É importante que as famílias orientem seus jovens. Já tivemos casos de crianças com covid-19. Perdemos um garoto de 12 anos para essa doença, o que demonstra que nenhuma faixa etária está imune. E mais ainda, os jovens podem transmitir aos mais velhos ao retornarem às suas casas. Por isso, é importante o papel da família no cuidado com crianças e jovens”, alertou Naldima Flexa, coordenadora do Disk Denúncia.