Por RODRIGO ÍNDIO
Daniele Alberto Pantoja, de 31 anos, é formada em enfermagem e há pelo menos um ano e meio está fora do mercado de trabalho após a clínica particular onde trabalhava fechar as portas.
Na manhã desta segunda-feira (4) ela entrou para o grupo de profissionais de linha de frente que se arriscam para combater a covid-19 em Macapá.
Foi aprovada no concurso público da prefeitura de Macapá realizado em 2018 e como ainda não houve a convocação dos aprovados, decidiu se inscrever no Processo Seletivo Simplificado da Saúde, também da PMM.
Aprovada, sua expectativa, além de retornar ao mercado de trabalho, é também de ajudar a salvar vidas neste momento delicado.
“Por saber da crise gerada pela pandemia e a gravidade do momento estou aqui, foi a profissão que eu escolhi. Amo enfermagem, eu gosto de atuar, não podia me esconder num momento como este. Espero fazer um bom trabalho para tentar proteger e ajudar quem precisa, estão ocorrendo muitas mortes e nosso objetivo será salvar vidas”, garantiu.
O biomédico Waldeir Leitão, de 29 anos, também é um dos novos profissionais contratados para o enfrentamento a covid-19 através do processo seletivo. Ele já tem um objetivo para quando começar a exercer a função.
“A expectativa é de contribuir para revertemos essa situação mais rápido possível. A gente está aí para contribuir com a biomedicina na execução e elaboração dos laudos laboratoriais para que dessa maneira a gente possa de alguma forma ajudar nesse combate e consequentemente salvar vidas”, disse.
Daniele e Waldeir fazem parte dos 108 profissionais, entre enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos, técnico em enfermagem, técnico laboratorial e condutor de ambulância, aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária na área da saúde.
A lista foi divulgada no sábado (2) pela prefeitura de Macapá. Os aprovados estão se apresentando hoje (4) para entrega de documentação e assinatura de contrato. Eles serão distribuídos nas unidades de enfrentamento do coronavírus na capital amapaense.
Segundo o secretário municipal de gestão, Michel Fonseca, para evitar aglomeração, a apresentação ocorre em dois turnos: manhã para nível superior; e tarde para níveis técnico e médio.
“Após a análise documental e de vínculo, é importante esclarecer que esse profissional que está ingressando precisa estar à disposição da pasta municipal para essa tarefa exclusiva nesse período de 4 meses. Eles começam a atuar já na quarta-feira (6) no enfrentamento após um treinamento na terça”, ponderou o gestor.