Por RODRIGO ÍNDIO
A cidade de Macapá terá rodízio de veículos pelo final do número das placas a partir da próxima terça-feira (19). A informação foi repassada hoje (15) pelo prefeito Clécio Luís (Rede) ao anunciar o lockdown na capital do Amapá.
O objetivo é diminuir a circulação das pessoas contra a propagação do coronavírus. A ação terá duração de 10 dias.
O medida ocorrerá de maneira bem simples. Nos dias pares só poderão rodar veículos de placas com o final par. Já nos dias ímpares só poderão rodar veículos com placas do final ímpar. Barreiras serão montadas todos os dias.
A medida não vale para profissionais que atuem nos serviços essenciais, como agentes de saúde e segurança pública que estejam indo ou retornando do trabalho.
Transportes coletivos, táxis, mototáxis, viaturas, ambulâncias, serviços delivery também estão isentos da medida. Todos abordados nas ruas deverão ter uma justificativa plausível e comprová-la.
“Isso vai tirar 50% dos veículos de circulação. Pessoas que tiverem trabalhando serão liberadas. O que nós queremos com isso é aumentar nossa taxa de isolamento por esses dez dias que são decisivos. Estamos no pico da pandemia e precisamos diminuir o número de pessoas nas ruas que estão se contaminando muito”, disse Clécio Luís.
Quem desrespeitar o rodízio será penalizado seguindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê infração de tipo médio, com aplicação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor de R$ 130,16.